domingo, 7 de outubro de 2018

Sabonete

Esta é uma outra daquelas soluções ecológicas que são simultaneamente mais económicas. É uma solução naturalmente antidesperdício e que permite reduzir brutalmente ou eliminar o plástico das embalagens do famoso gel de banho ou para as mãos!

Quando era pequena, o sabonete ainda era uma coisa normal. Lá em casa tinha-se uma predilecção pelo sabonete de glicerina, uma escolha que também existia no sabonete que tínhamos na escola, onde juntávamos os bocadinhos que sobravam de um sabonete e de outro e fazíamos um sabonete maior, possível de utilizar de novo, até se desfazer completamente. Lembro-me ainda de ser normal levar o sabonete numa caixinha de plástico para o balneário da escola, durando quase o ano inteiro. Estamos a falar de um tempo sobre o qual passaram uns meros quinze anos, o que nos permite "revisitar" sem dificuldade esses nossos hábitos.

Estou consciente de que há muitos sabonetes naturais e que permitem juntar às vantagens que já elenquei - redução de desperdício, redução ou eliminação de embalagem de plástico e redução de custo para consumidor/a - a importante vertente de não contaminarem as águas. Mas ainda não consegui encontrar, na minha rotina e à minha volta, solução fácil (para preguiçosas indisciplinadas) para essa maxicompra, pelo que o aqui vos trago foi a melhor solução que encontrei de supermercado de rua e de farmácia para, respetivamente, sabonete para as mãos e sabonete para o corpo (para usar no banho)

Sabonete para as mãos: Nivea Creme Soft


Por 1€, têm uma solução para o vosso lavatório que dura meses!
Faço publicidade à marca para que se possa tornar uma compra mesmo fácil: o sabonete vem numa embalagem de cartão, não há plástico a envolve-lo. Este foi o principal motivo pelo qual optei por esta marca. 
Já agora, conhecem outra marca de supermercado que o faça?


Sabonete para o corpo: Avène Cold Cream
(fonte da imagem - aqui)

Para quem tem uma pele sensível e costuma gastar balúrdios na farmácia em gel de banho e creme, esta pode ser uma boa solução.

Durante muitos anos usei Oleoban, mas o sabonete do Oleoban vem envolvido numa caixa de plástico rijo que me fez rejeitá-lo.
Optei pelo sabonete da Avène, que vem numa embalagem de cartão e depois embrulhado somente em papel.


Para além disso, tem um custo à volta de 7€, o que compensa largamente sobre as embalagens de gel para o banho dessas mesmas marcas à venda na farmácia.

Aqui ficam mais estas duas dicas, de preguiçosas para preguiçosas a mudar os nossos hábitos um passo de cada vez - e, no caso de hoje, um passo atrás (no tempo) :).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lenços de papel... embrulhados em plástico

A época de Inverno é sempre propícia a constipações e gripes, o que implica que andemos sempre com lenços de assoar. Parece uma época m...